10 benefícios da Erva-cidreira


A erva-cidreira
 é a planta medicinal Melissa officinalis, que é rica em compostos fenólicos e flavonóides que possuem propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ótima para tratar problemas especialmente problemas digestivos, ansiedade e estresse. 

 Esta planta medicinal pode ser usada como chá, infusão, suco, sobremesa, ou como cápsula ou extrato natural, e pode ser encontrada em ervanárias, mercearias, lojas de alimentos, farmácias saudáveis, dispensários, feiras e algumas feiras livres. 


 Saiba mais sobre o manjericão-limão no vídeo a seguir:



1. Melhora a Qualidade do Sono 

 Ela possui compostos fenólicos em sua composição, como o ácido rosmarínico, que possuem propriedades calmantes e sedativas,  que podem ser úteis no combate à insônia e melhorar a qualidade do sono. 

 Além disso, algumas pesquisas mostram que beber chá de erva-cidreira duas vezes ao dia durante 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia, e uma combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono. 

 

2. Anti-Ansiedade e Estresse 

 erva-cidreira ajuda a combater a ansiedade e o estresse devido à sua composição de ácido rosmarínico, que atua aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que contribui para uma sensação de relaxamento no cérebro. corpo, saúde e tranquilidade e reduzir os sintomas de ansiedade, como inquietação e ansiedade. 

 Algumas pesquisas mostram que tomar uma única dose de erva-cidreira aumenta a calma e o estado de alerta em adultos sob estresse mental, e  tomar cápsulas contendo 300 a 600 mg de manjericão três vezes ao dia reduz os sintomas de ansiedade. 

 

3. Alívio da Dor de Cabeça 

 A erva-cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça, especialmente se forem causadas por estresse. Por conter ácido rosmarínico, possui propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a relaxar os músculos, liberar a tensão e relaxar os vasos sanguíneos estressados, o que pode ajudar no alívio  de doenças da cabeça. 

. Anti-flatulência nos intestinos 

 Perilla contém citral, um óleo essencial com efeitos antiespasmódicos e destrutivos, inibindo a produção de substâncias que aumentam a contratilidade intestinal, ajudando a aliviar as dores abdominais e a combater a produção de gases intestinais. 

 Alguns estudos mostram que o tratamento com extrato de perilla pode melhorar as cólicas em bebês amamentados dentro de  1 semana. 

 

5. Alivia os sintomas da TPM 

 Por conter compostos fenólicos  como o ácido rosmarínico, a perilla ajuda a aliviar os sintomas da TPM aumentando a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro, o que ajuda a melhorar as mudanças de  humor, estresse e ansiedade associados à síndrome pré-menstrual. 

 Perilla, graças às suas propriedades antiespasmódicas e analgésicas, também ajuda a aliviar o desconforto das cólicas menstruais. 

 Além disso, alguns estudos usando cápsulas de perila sugerem que, para reduzir os sintomas da TPM, você deve tomar 1200 mg de cápsulas de perila por dia. 

 

6. Combate Problemas Digestivos 

 Perilla pode ajudar a tratar problemas gastrointestinais como indigestão, dor de estômago, náuseas, vômitos, doença do refluxo gastroesofágico e síndrome do intestino irritável, por exemplo, pois contém ácido rosmarínico em sua composição, além de citral, geraniol e beta-cariofileno, com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, antiespasmódicos e de eliminação de gases intestinais, ajudando a aliviar  sintomas e desconfortos de problemas gastrointestinais. 

 

7. Combate o herpes labial 

 Alguns estudos mostram que os ácidos cafeico, rosmarínico e ferúrico encontrados no manjericão-limão atuam contra o vírus do herpes inibindo o vírus e impedindo que ele se multiplique. Para esse benefício, você deve aplicar um batom com extrato de erva-cidreira nos lábios quando sentir os primeiros sintomas. 

 Além disso, os ácidos nesta perila também podem inibir a replicação do vírus do herpes genital. No entanto, estudos em humanos ainda são necessários para demonstrar esse benefício. 

 

8. Remoção de fungos e bactérias 

 Vários estudos laboratoriais in vitro demonstraram que  compostos fenólicos como os ácidos rosmarínico, cafeico e cumárico presentes na perila têm a capacidade de eliminar fungos, principalmente  fungos da pele, como  Candida sp. e bactérias tais como: 

 Pseudomonas aeruginosa causando infecções nos pulmões, ouvidos e trato urinário; 

 Salmonella sp causa diarréia e infecções gastrointestinais; 

 Escherichia coli causando infecções do trato urinário; 

 Shigella sonnei causando infecções intestinais; 

 No entanto, ainda são necessários estudos em humanos para demonstrar esses benefícios. 

 

9. Auxilia na Doença de Alzheimer 

 Alguns estudos mostram que os compostos fenólicos da erva-cidreira, como o citral, podem  inibir a 

 colinesterase,  enzima responsável pela quebra da acetilcolina, que é um nervo transmissor do cérebro importante para a memória. Pessoas com doença de Alzheimer geralmente têm acetilcolina reduzida, o que leva à perda de memória e aprendizado prejudicado. 

 Além disso, esses estudos mostram que tomar perilla por 

 meses pode reduzir a agitação, melhorar o pensamento e reduzir os sintomas da doença de Alzheimer. 


 10. Tem efeitos antioxidantes 

 Perilla contém flavonóides e compostos fenólicos, principalmente  ácidos rosmarínico e cafeico, que têm efeitos antioxidantes, combatem os radicais livres e reduzem os danos celulares. Como resultado, o manjericão-limão pode ajudar a prevenir doenças relacionadas ao estresse oxidativo causado por radicais livres, como  doenças cardiovasculares. No entanto, estudos em humanos ainda são necessários.


Quem não deve tomar 

 Até agora, não há contra-indicações para a erva-cidreira, mas deve-se evitar consumir esta planta medicinal se a pessoa estiver tomando pílulas para dormir, pois elas podem ter um efeito sedativo adicional e causar sonolência excessiva. 

 Perilla também pode interferir com a medicação da tireóide e só deve ser tomada sob a orientação de um médico nestes casos. 

 Além disso,  mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um obstetra antes de tomar perilla.


Possíveis efeitos colaterais 

é seguro para tomar por até 4 meses para adultos e 1 mês para bebês e crianças. No entanto, se este remédio herbal for consumido em quantidades excessivas ou por mais tempo  do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão arterial e chiado no peito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato